Etiqueta à mesa como instrumento

A etiqueta à mesa é um instrumento importante para gerar a inclusão e garantir um ambiente agradável durante as refeições. Seguir essas regras não apenas demonstra educação e respeito, mas também cria um ambiente aprazível para todos desfrutarem da refeição.

Etiqueta à mesa e higiene pessoal

Seguir a etiqueta à mesa e manter a higiene pessoal são práticas importantes para garantir uma experiência agradável e saudável durante as refeições. Uma combinação delas são: Antes de dirigir-se à mesa, evitando interrupções durante o momento em que todos estão reunidos à mesa, vá ao banheiro ou lavabo, lave as mãos. Com isso, você demonstra respeito pelos outros à mesa, garantindo uma experiência agradável e higiênica para todos.

Dicas ao sentar-se à mesa

Quando o homem oferece apoio às mulheres para que se sentem à mesa demonstra e reflete uma postura cavalheiresca, e cria um ambiente acolhedor.

Ao manter uma postura adequada à mesa não só é elegante, mas também contribui para o conforto durante a refeição. Sentar-se com o tronco na vertical e os pés apoiados no chão, sem cruzar as pernas ou balançar a cadeira, é fundamental para uma boa postura.

Evitar colocar os cotovelos sobre a mesa durante a refeição é uma prática comum em muitas culturas e é considerada uma norma básica de etiqueta à mesa. Isso ajuda a manter uma postura elegante!

Além disso, falar de forma moderada e evitar mastigar com a boca aberta são comportamentos que demonstram consideração pelos outros presentes. Mastigar com a boca fechada evita desconforto ou irritação para os outros que estão compartilhando a refeição.

Quem se serve primeiro, o anfitrião ou o convidado?

Aguardar que o anfitrião (dono da casa, convidador) se sirva antes de começar a refeição é uma forma de demonstrar cordialidade e respeito pela hierarquia social. Isso mostra consideração a ele e reconhece seu papel de liderança ou autoridade na situação, reforçando assim os laços sociais e culturais entre todos.

Disposição dos lugares à mesa.

Respeitar a ordem de prioridade na disposição dos convidados à mesa é uma prática comum em eventos formais, podendo sim, em várias situações na sua informalidade.

Isso garante que atribuam os lugares de acordo com o protocolo estabelecido, considerando fatores como hierarquia, idade, posição social e outros critérios relevantes para a ocasião. Seguir esse protocolo ajuda a evitar desconforto ou constrangimento entre os convidados, além de demonstrar respeito pela etiqueta e tradições sociais. Em eventos formais, o anfitrião muitas vezes tem a responsabilidade de organizar a disposição dos convidados à mesa de acordo com essas regras de etiqueta e protocolo.

Mas, em situações informais, como reuniões entre amigos ou família, a ordem de prioridade na disposição dos convidados à mesa pode ser mais flexível. Independentemente do contexto, o objetivo é garantir que todos os convidados se sintam confortáveis e bem-acomodados à mesa.

Em muitas culturas e tradições, os anfitriões regularmente colocam a esposa em um lugar de destaque à mesa, geralmente sentando-se ao lado direito do marido.

Cuidado com o braço durante a refeição

Uma regra comum de etiqueta à mesa que se refere à maneira adequada de manipular os talheres e os alimentos durante uma refeição, é não passar o braço na frente das pessoas. Manusear os talheres de forma cuidadosa e delicada, buscando acessar os alimentos sem cruzar o espaço de outras pessoas.

Os talheres devem ser usados para levar a comida à boca

A frase “leve o alimento à boca e não o contrário” é uma regra de etiqueta à mesa que sugere que os talheres devem ser usados para levar a comida à boca, e não se inclinar a cabeça em direção ao prato para comer. Utilizar os talheres para levar a comida à boca durante as refeições é considerado uma prática mais refinada e demonstra boas maneiras. Além disso, manter a postura ereta enquanto come é mais confortável e ajuda na digestão.

O que fazer ao final da refeição

Em muitas culturas, considera-se importante seguir certas práticas de etiqueta após terminar a refeição. Ao se levantar da mesa, é melhor deixar o prato onde está, em vez de empurrá-lo. Ou, se houver um garçom ou alguém responsável pela remoção, eles o recolherão assim que possível.

É comum alinhar os talheres no prato de uma maneira específica, colocando o garfo e a faca paralelos um ao outro no centro, com os cabos apontando para o lado direito do prato e as pontas dos talheres voltadas para cima, em muitas culturas ocidentais. Essa disposição indica que você terminou de comer e está satisfeito.

Levantar-se da mesa somente depois que todos estiverem prontos é uma regra básica de etiqueta à mesa. Ela demonstra cortesia e consideração pelos outros à mesa.

Agradecer ao anfitrião ou à pessoa que preparou a refeição, é uma pequena expressão de gratidão é sempre bem-vinda.

Enfim, seguir essas normas básicas de etiqueta à mesa pode ajudar a garantir uma experiência agradável para todos os envolvidos.

 

 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top